domingo, 30 de dezembro de 2012

O temido TOEFL!

Mas eu tenho o FCE, CPE, CAE, diploma de inglês em Cambridge, certificado de queridinho da professora de inglês no ensino médio, algum deles vale como certificado de proficiência?

Não.

Você precisará fazer o TOEFL ou o IELTS para se candidatar ao edital.




Inscrição

Para fazer a inscrição é só acessar o site do TOEFL e ter em mãos um cartão de crédito internacional para pagar os $ 210,00 (dólares!).

Infelizmente a prova não é realizada em todas as cidades do país. Dessa forma é bom saber desde já que você pode ter que se deslocar para uma outra cidade para realizar o teste. Então tenha em mente possíveis despesas com transporte e hotel.

Caso você precise reagendar a prova por motivos pessoais prepare-se para desembolsar mais $ 60,00.

É interessante no momento da inscrição você pedir para que eles enviem o Paper Score para sua casa. No caso da Austrália somente o Web Score (que sai na internet rapidinho) é o suficiente para todas as etapas, mas não custa pedir já que no momento que você faz a inscrição o Paper Score sai de graça. Caso você precise depois, será preciso desembolsar mais $ 17,00.

Dica de amigo: as datas acabam muito rápido, principalmente quando sai o edital então marque a sua prova o quanto antes!

O TOEFL iBT (Internet Based Test) é feito inteiramente no computador. A parte boa é que em no máximo 10 dias após a realização do teste você tem sua nota online. Porém você estará sujeito a problemas técnicos. Então não se surpreenda se tiver que parar sua prova no meio porque a rede caiu, se a sua prova for anulada porque o sistema não computou suas respostas ou se o teste for desmarcado um dia antes por problemas que ninguém sabe explicar. 

Então para evitar dores de cabeça marque a sua prova com o máximo de antecedência possível, assim caso qualquer um desses problemas ocorra você terá tempo fazer outra prova e obter sua nota dentro do prazo.


O meu perrengue

As situações que eu mencionei acima realmente aconteceram com amigos meus que tentavam o edital para janeiro/2013 e uma delas aconteceu comigo também.




Marquei meu TOEFL para o dia 4 de agosto em Americana e um dia antes entrei no site para anotar o endereço do local de prova. Foi quando eu vi que o teste havia sido remarcado sem qualquer aviso prévio para o dia 21 de setembro em Campinas (não conseguiria entregar a nota em tempo). Liguei para a escola de inglês onde faria a prova e o atendente disse que não conseguiu falar comigo pois o meu telefone de cadastro estava errado (depois eu fui conferir e não estava, mas enfim...) e que a prova realmente foi cancelada por problemas na rede.

Ele disse que eu poderia tentar ligar para a central da ETS nos EUA ( +1 443 751- 4300) e quem sabe lá eles teriam alguma data mais próxima para me encaixar. Liguei lá e graças ao meu anjo da guarda eles tinham data para dia 04 de agosto mesmo, só que em São Paulo. Não deu outra, marquei e fui me aventurar lá pelos lados de Interlagos. Mas no fim, deu tudo certo!


A Prova

A prova do TOEFL é composta por quatro partes:

- Reading: Você terá três ou quatro textos para ler e responder aproximadamente 12 questões de múltipla escolha em relação a cada um deles. A última questão é de relacionar colunas e por ter um nível de dificuldade um pouco maior, vale mais pontos. Os textos são bem acadêmicos abordando temas como história, biologia, arqueologia etc.




Dica de amigo: O texto continua aparecendo na tela enquanto você responde as questões e normalmente as perguntas aparecem de acordo com a sua relação com os parágrafos (perguntas sobre o primeiro parágrafo aparecem antes do que as sobre o segundo parágrafo e assim por diante). Então, não perca tempo lendo o texto inteiro antes. Vá lendo somente o necessário para responder as questões, assim você ganha tempo!

O tempo dessa etapa é de aproximadamente 20 minutos para cada texto. Logo ela pode durar de 60-80 minutos.

- Listening: Nesse pedaço da prova você escutará gravações de alguns  minutos sobre situações acadêmicas (aulas, conversas com advisor, pegar um livro na biblioteca etc) e em seguida responderá 6 questões relativas a elas. 





Dica de amigo: Eles se atentam muito aos detalhes do áudio. Então anote tudo que puder enquanto escuta! Na minha prova teve um áudio onde o estudante falava com a responsável pelos dormitórios da universidade e uma das perguntas foi mais ou menos assim "Qual era o problema na mesa de centro que faria o estudante pagar uma multa?" e a resposta era tipo "Uma trinca". Parece fácil de perceber, mas esse detalhe não era nem de perto o assunto principal da gravação então fiquem atentos!



Como essa etapa depende muito da duração do áudio e da velocidade em que você responde as perguntas, não sei dizer exatamente quanto tempo no máximo você tem pra ela.



Depois dessas duas partes você tem um break obrigatório de 10 minutos (pra mim pareceu horas, hahahaha. Queria voltar pra sala e a moça toda a hora falava que era pra eu esperar mais um pouco!). Tente relaxar e se lembrar, fazer pipi ou comer algo.



- Speaking: Você volta do break e pá! Dá de cara com o speaking (a parte mais chatinha da prova na minha opinião). É a parte mais rápida do TOEFL, você tem alguns segundos para elaborar sua resposta e um tempo fixo para desenvolve-la (no máximo 60 segundos) então quando você se der conta essa etapa da prova vai ter acabado.




Dica de amigo: Nessa parte da prova muita gente roda. O mais importante é a sua resposta ter começo, meio e fim. Seja objetivo e elabore sua resposta com a primeira coisa que surgir na sua cabeça. Não se preocupe em ser verdadeiro e sim em desenvolver uma resposta coerente.


Essa parte tem 6 questões e dura em torno de 20 minutinhos.



- Writing: Você fará duas redações. Na primeira delas você terá que relacionar um áudio e um texto (que normalmente se contradizem). E a segunda redação é normalmente a sua opinião sobre um tema qualquer. Só pra vocês terem ideia, na minha prova o tema foi "Você prefere perseguir seus sonhos ou dedicar sua vida a alguma coisa certa?".






Dica de amigo: Para não perder tempo pensando tente decorar algumas palavras- chave como conjunções (2 aditivas e 2 adversativas é o suficiente, acreditem!). O importante no TOEFL, ao contrário do vestibular, não é o conteúdo da redação em si mas sim o tamanho dela (mais palavras mais pontos, true story bro!) e uma boa relação entre os parágrafos.



Essa parte dura até 60 minutos.



IELTS





Bom, como eu fiz o TOEFL eu não sei falar muito sobre o IELTS (International English Language Testing System), mas tem um post bem legal em um blog de um amigo meu falando sobre esse outro exame então não deixe de dar uma olhadinha!


Um comentário: